Topo

Monumentos

Monumentos

 

Monumento ao Bandeirante - Escultura em bronze de 3,5 m de altura, retrata o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva (o Anhanguera) em corpo inteiro, tendo nas mãos uma batéia e armado de bacamarte. Ele foi o desbravador do sertão. Fica na Av. Goiás com Av. Anhanguera, Centro.

Monumento às Nações Indígenas - São 493 peças em concreto, colocadas estrategicamente formando o mapa do Brasil, de autoria de Siron Franco. Av. Buenos Aires, entre os setores Buriti Sereno Garden e Garavelo, em Aparecida de Goiânia.

 

tres racas

Monumento às Três Raças

 

Monumento à Paz - Obra do artista plástico Siron Franco, é um monumento à paz mundial. Feita em forma de ampulheta, visa mostrar a possibilidade de união de todos os povos em torno de um projeto de paz. Tem cinco metros de altura e pesa 50 toneladas. No centro existe um espaço com terras provenientes de vários países. Bosque dos Buritis.

Monumento às Três Raças/Praça Cívica/Prédios Art-Déco - Na região da Praça Cívica fica um dos mais impressionantes prédios de art-déco de Goiânia. O local foi palco do Batismo Cultural da Cidade, em 5 de julho de 1942, abriga o Palácio das Esmeraldas (sede do governo estadual) e vários prédios em estilo art-déco – um pedaço dos anos 40 e 50 em pleno coração da Capital. No centro está o Monumento às Três Raças, escultura de sete metros que representa o negro, o branco e o índio, raças que formaram o povo goiano. Na praça também estão o Museu Zoroastro Artiaga, o Coreto e o Relógio da Avenida Goiás – alguns dos primeiros monumentos públicos da cidade. Próximo à praça, na Rua 10, está outro belo exemplar da arquitetura goianiense, a Catedral Metropolitana. Também próximo da Praça Cívica fica o Museu Pedro Ludovico Teixeira, que conta a história do construtor de Goiânia e está instalado na casa que pertenceu a ele.

 

Fonte: Sibi/UFG