abertura

II edição do SABUB foi um sucesso!

Evento teve 140 inscritos de todas as regiões do País. Resultados das discussões serão levadas para o SNBU em Gramado. Na foto a cerimônia de abertura

Realizado de 20 a 22 de junho de 2012, no auditório da Biblioteca Central da UFG, em Goiânia, o II Seminário Avaliação da Biblioteca Universitária Brasileira (SABUB) foi promovido pela Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU), realizado e organizado pelo Sibi/UFG, com o apoio da Facomb/UFG, do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (ICI/UFBA) e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

O II SABUB teve o objetivo de discutir questões inerentes à avaliação e gestão da biblioteca universitária brasileira, por meio da validação de uma metodologia de avaliação e ferramenta piloto criada para esta finalidade.

O evento recebeu 140 participantes de todo o País, sendo 114 profissionais vinculados a universidades federais, 14 vinculados a universidades estaduais, oito profissionais vinculados a instituições de ensino superior particulares, três de Institutos Federais de Goiás e representantes do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) e do Conselho Regional de Biblioteconomia - 1ª região (CRB-1).

O evento também teve uma feira de produtos, no hall externo do auditório, da qual participaram: a Associação dos Bibliotecários de Goiás (ABG), a Prima Informática, a MultiSystems (empresa de tecnologia de segurança para bibliotecas) e os editores científicos: DotLib, Ebsco, Elsevier, LexisNexis, Proquest e Springer – sendo que este último foi o patrocinador ouro do evento.

Da programação constou uma reunião da atual diretoria da CBBU, um bate-papo com os representantes das entidades presentes no evento (IBICT, CBBU, ABNT/CB-14, CFB e CRB-1) e palestras com professores convidados da Universidade do Norte Fluminense (UENF), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Também houve discussões acerca do tema do evento em três Grupos de Trabalho (GT), momento em que os inscritos puderam ouvir e opinar sobre a metodologia de avaliação proposta de acordo com o tema de seu interesse.

Na programação cultural os participantes puderam ouvir a apresentação de duas componentes do Grupo Gwaya – Contadores de Histórias, que é um projeto de extensão do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae/UFG); e também uma apresentação de violino e zabumba com Moniza dos Santos e Cristyane Miranda, alunas do curso de Música da UFG.

Para a coordenadora-geral do evento, e diretora do Sibi/UFG, Valéria Soledade, o evento foi um sucesso e alcançou o objetivo proposto. De acordo com ela, os resultados obtidos a partir das discussões dos grupos de trabalho estão sendo reunidos em um documento que será apresentado durante o XVII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), evento que acontece de 16 a 21 de setembro, em Gramado (RS).

A ideia agora é que a CBBU, juntamente com as demais instituições que contribuíram para a realização desta edição do evento, assumam a coordenação dos encaminhamentos necessários para concluir os objetivos propostos para o referido evento. E que proponha, na reunião técnica da CBBU durante o SNBU 2012, a criação de grupos de trabalhos temáticos para analisar as sugestões e contribuições coletadas em cada grupo de trabalho (GT) para a atualização do modelo.

As palestras apresentadas, bem como os relatórios finais do evento e os resultados dos grupos de trabalho podem ser vistos no link Anais

Fonte: Sibi/UFG