Sabu logo

Primeira edição do evento foi na Bahia

Realizado em 2008, o primeiro seminário foi a base para a criação de um fórum nacional para analisar, discutir e validar o modelo de avaliação da biblioteca brasileira desenvolvido no âmbito de uma pesquisa acadêmica de doutorado

O I Seminário Avaliação da Biblioteca Universitária Brasileira foi realizado em 2008, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). O evento deu o pontapé inicial na construção de um fórum nacional para analisar, discutir e validar o modelo teórico de avaliação da biblioteca universitária brasileira que fora desenvolvido no âmbito de uma pesquisa acadêmica de doutorado.

O modelo de avaliação da biblioteca universitária brasileira foi desenvolvido na perspectiva de vir a cobrir uma lacuna identificada no País desde 1970. Por sua vez, o evento de 2008 pretendia abrir a perspectiva de que as bibliotecas universitárias e os bibliotecários viessem a dispor de um elenco de padrões nacionais que refletissem as peculiaridades e a abrangência de sua atuação em uma Instituição de Ensino Superior (IES). E que também de possibilitar a construção de indicadores no âmbito de cada universidade.

Desempenho - Os resultados do I Seminário Avaliação da Biblioteca Universitária Brasileira evidenciaram a necessidade de se aplicar, a título de teste, o modelo recém-criado. Também foi possível identificar que apenas dispor de padrões nacionais não fornece os dados e as informações necessárias para a avaliação e, consequentemente, para o planejamento nas bibliotecas. É preciso ter uma ferramenta para reunir este material e, assim, fornecer insumos para a construção de indicadores de desempenho.

Em 2008 a semente foi plantada e há terreno fértil para germinar. Assim, por iniciativa do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Goiás (UFG) – com o apoio da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG (Facomb), da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU) e da UFBA – é que se propõe a realização do II Seminário Avaliação da Biblioteca Universitária Brasileira.

Objetivos - O objetivo geral desta edição do evento é transformar a capital goiana em um ponto de convergência de profissionais envolvidos com a temática e, desta forma, avançar nas discussões.

Ao reunir os gestores das bibliotecas das IES em um ambiente de aprendizagem, sob a perspectiva de uma atuação profissional responsável e colaborativa, será possível alcançar os objetivos específicos do evento: 1) apreciar, discutir e validar uma ferramenta para a construção de indicadores com base no modelo de avaliação validado no I Seminário; 2) identificar as IES interessadas e em condições de se comprometer a testar a ferramenta durante dois anos.